Consumering

Se o marketing adapta um negocio ao mercado o que que fazem as empresas que se adaptam ao consumidor? Fazem Consumering. Um blog de artigos sobre como transformar uma empresa comercial num negocio de produtos preferidos pelos consumidores. www.consumering.pt

12/05/2004

40 - Gordura não é formosura

Um dos pontos negros na História da cosmética ocorreu quando a rainha Vitoria declarou que o uso de maquilhagem era incivilizado e restringiu o seu uso a gente de moral dissoluta como as prostitutas e os actores. Foi um puritanismo breve, e logo após a primeira guerra mundial a maquilhagem recuperou o destaque que sempre tivera. Esta recriminação ainda voltou, uma vez que os Nazis proibiram o uso de maquilhagem, mas também isso lhes foi tirado da ideia. E foi até hoje, em que a cosmética se tornou numa muito próspera indústria. A maquilhagem é tão antiga como o homem e não há registo de nenhuma civilização que tivesse passado sem ela. Isto apesar dos riscos. Os egípcios e os romanos incluíam mercúrio nos seus cosméticos, pelo que provocavam alguns envenenamentos. Actualmente, a indústria da cosmética eliminou os riscos de saúde recorrendo a ingredientes tão inofensivos quanto inesperados. Por exemplo, o brilho dos batons é retirado das escamas de peixe. Sem risco para a saúde e livre da repreensão moral a maquilhagem assumiu em pleno a sua função ancestral: Simular juventude, saúde e sensualidade. E é precisamente por ser uma simulação, que na maquilhagem menos é mais. Algo que também se aplica ao Tamanho de Venda.

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