Consumering

Se o marketing adapta um negocio ao mercado o que que fazem as empresas que se adaptam ao consumidor? Fazem Consumering. Um blog de artigos sobre como transformar uma empresa comercial num negocio de produtos preferidos pelos consumidores. www.consumering.pt

10/12/2003

23 - A piada assassina

Porque é que os advogados não podem ter relações com os clientes? Para não cobrarem duas vezes pelo mesmo serviço! E, quantos advogados são necessários para trocar uma lâmpada? Depende. Quantos é que pode pagar? As anedotas de advogados têm graça porque exploram a fama de usurpadores da classe. Tal e qual as anedotas de loiras que expõem o cliché da sua inteligência especial. Como aquela em que uma loura vê uma casca de banana e exclama : “oh não, vou cair outra vez”. Advogados e loiras são clichés que cativam a atenção e situam a audiência, mas é o desfecho inesperado que faz uma anedota ser mais ou menos engraçada. Como aquela em que se deve evitar o sexo antes do casamento porque atrasa a cerimónia. Numa anedota é o punch line que recompensa a atenção com riso. Mesmo o riso amargo, como: O que quer ser um cubano quando for grande? Estrangeiro! Engraçadas ou secas as anedotas conseguem num curto espaço de tempo cativar a atenção e recompensar com uma gargalhada. Se as anedotas fossem anúncios teriam Drama.

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03/12/2003

22 - O caminho menos percorrido é o mais curto

Depois de derrotarem Tróia, os gregos desprezaram os deuses. Como castigo os deuses desviaram o rei de Ítaca, Ulisses, do caminho para casa, e levaram-no a combater o Ciclope, a resistir às sereias, e até a enfrentar a Medusa. Enquanto isso, Penélope, a mulher de Ulisses, teve de resistir aos pretendentes ao trono, sacrificando até o seu único filho, Telemaco, quando este partiu em busca do pai. Finalmente, passados vinte anos, Penélope cedeu e acedeu a casar-se com quem fosse capaz de utilizar o arco do rei. O vencedor do torneio acabou por ser o próprio Ulisses que reencontrado o caminho de volta, se disfarçara de mendigo para passar despercebido aos seus rivais. A Odisseia, de Homero, assim chamada por causa do nome do herói principal (Odisseu, Ulisses em grego) descreve as desventuras do rei de Ítaca, numa fantástica história apenas possível porque Ulisses não levou um mapa. Da mesma forma, os anunciantes que, sem saber para onde ir, navegam na percepção dos consumidores, até podem conseguir uma bela história sob a forma de anúncio, mas o outro resultado comum é uma tragédia, com o respectivo naufrágio nas vendas.

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