Consumering

Se o marketing adapta um negocio ao mercado o que que fazem as empresas que se adaptam ao consumidor? Fazem Consumering. Um blog de artigos sobre como transformar uma empresa comercial num negocio de produtos preferidos pelos consumidores. www.consumering.pt

30/10/2003

13 - Grátis, um salto na carreira

A promoção é o objectivo de qualquer profissional, especialmente dos ambiciosos profissionais de marketing. Isto porque, quando se é promovido é justo esperar por um aumento no ordenado e, já agora, porque vem junto com uma dose simpática de atenção dos colegas e amigos. Como proporciona mais dinheiro e mais reconhecimento, não admira que a promoção seja a cenoura para tanta actividade no posto de trabalho. Ainda assim, e apesar do que se ganha com uma promoção, nem tudo são alegrias: Nem a nova função é necessariamente melhor, nem tão pouco a atenção recebida pode ser confundida com respeito.

As promoções das marcas são como as promoções na carreira. São eventos que proporcionam um incentivo extra não previsto no pacote base, e que, por isso, ajudam na decisão de compra.

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27/10/2003

12- sensibilidade e bom senso

Já toda a gente deve ter tido a sensação que, de repente, o mundo se encheu de grávidas. Por alguma razão, muitas vezes porque há histórias em atraso, há alturas em que as mulheres grávidas, que dantes passeavam despercebidas no ruído das ruas, desatam a saltar à vista, vindas de todos os lados. O mesmo fenómeno quase paranóico acontece com todas as outras coisas para as quais um indivíduo está sensibilizado e que por isso se tornam muito visíveis. A esta inevitabilidade de reparar os psicólogos chamam “Atenção Selectiva”. De acordo com a teoria do Sr. Broadbent o cérebro tem banda estreita e só pensa numa coisa de cada vez. Como não tem capacidade para mais, o cérebro limita-se a reparar no que mais lhe grita. Ora a parte curiosa da teoria é que essa atenção também depende, e muito, da predisposição para o assunto. Por outras palavras, como um avô que só ouve o que quer, o ser humano só repara naquilo para o qual está sensibilizado.

Este fenómeno da Atenção Selectiva explica porque é que determinadas coisas são mais ou menos lembradas dependendo da ocasião em que são ditas, o que, para os anunciantes, é algo a ter seriamente em conta. Se a ocasião para anunciar pode fazer a diferença entre o sucesso ou o falhanço de uma mensagem, convém investigar antes de investir.

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17/10/2003

11- Pregar aos peixes

O Padre António Vieira foi um notável orador que, com apenas palavras, levou o humanismo para o Brasil do Séc. XVII. A qualidade dos seus textos valeu-lhe o respeito pelas suas ideias e também alguns aborrecimentos com os colonos e a inquisição. De tudo quanto escreveu, o “Sermão aos Peixes” é especial. Sob o mote de que “vós sois o sal da terra”, o Padre António Vieira cita Santo António a prega aos peixes para que os homens o escutem. Conta a lenda que o Santo, frustrado com o desinteresse dos homens, se terá voltado para os peixes do Adriático. O seu sermão foi tão extraordinário que reuniu um gigantesco cardume para o ouvir. Os homens, até então indiferentes à palavra, ficaram impressionados com o milagre e renegaram o pecado. A falar para os peixes, ambos os pregadores lograram os seus objectivos: o Padre Vieira conseguiu a liberdade dos índios, enquanto Santo António salvou os hereges de Rimini da corrupção. Mudar de audiência até pode resultar para os homens de Deus, mas não é boa prática para quem compra o seu espaço publicitário.

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