23/10/2007
19/10/2007
18/10/2007
Livros à volta do mundo
Por Mafalda Avelar
"Henrique Agostinho fala sobre o seu livro "Vende-se Portugal"
Veja aqui a vídeo-entrevista.
http://livrosavoltadomundo.blogs.sapo.pt/37308.html
"Henrique Agostinho fala sobre o seu livro "Vende-se Portugal"
Veja aqui a vídeo-entrevista.
http://livrosavoltadomundo.blogs.sapo.pt/37308.html
11/10/2007
Vende-se Portugal
“A razão de ser deste livro é que a marca Portugal é mal gerida. É um desastre. Não existem bons adjectivos para descrever o estado a que a marca chegou e portanto sendo a marca mais importante do país - e sendo com certeza a que tem mais orçamento em Portugal - isto é escandaloso! Nós gastamos milhões de euros por ano a tomar conta da marca. É uma calamidade”, são estas as palavras usadas por Henrique Agostinho, autor de ‘Vende-se Portugal’, um livro que promete ser polémico e onde este engenheiro civil (licenciado pelo IST) apresenta, “sem papas na língua”, dados sobre os erros que estão a ser cometidos no país em relação à marca Portugal.
Com uma imagem de capa que mais parece, propositadamente, um anúncio de jornal, ‘Vende-se Portugal’ é uma obra que “não é um livro sobre política. É um livro técnico sobre publicidade e marketing de marcas”. Sobretudo “sobre uma marca que deveria ter um impacto enorme sobre a economia - a marca Portugal”. Responsável de marketing de “dois momentos extraordinários”, como gosta de se referir ao sucesso dos anúncios do Ponto Verde (campanha das crianças) e da feijoada na ponte Vasco da Gama, Agostinho, hoje director de marcas da Sonae Sierra, afirma que o que o livro tem de interessante é “o resultado de um levantamento que fiz sobre a gestão da marca Portugal. As decisões e as acções que se tomam. Muitas que são verdadeiros disparates”. Consciente de que esta sua segunda obra (a primeira intitula-se ‘Compre este porque...’) não é politicamente correcta, nem contemplativa, este autor dirige-se aos leitores dizendo, para finalizar, que “neste livro podem esperar uma forma engraçada de explicar como se gere uma marca aplicada a uma marca que nos interessa a todos”.
Ideias em Estante por, Mafalda Avelar
Em conversa com o autor Henrique Agostinho
A ACONTECER - IRLANDESES INTERESSADOS EM PORTUGAL
(do gabinente de imprensa do ministério da economia e inovação)
O Secretário de Estado do Turismo, Bernardo Trindade, participou hoje em Dublin, na Irlanda, numa acção de promoção a que assistiram cerca de 90 investidores interessados na aquisição de propriedades em Portugal, no âmbito do Turismo Residencial.
Recorde-se que o Turismo Residencial, encontra expressão nos Resorts/Conjuntos Integrados, definidos pelo PENT (Plano Estratégico Nacional de Turismo) como um dos dez produtos estratégicos para o desenvolvimento do Turismo em Portugal.
Apostando no desenvolvimento deste produto, o Governo aprovou no Orçamento de Estado de 2007 a redução da carga fiscal para os imóveis detidos por off-shores (IMT de 15% para 8% e IMI de 5% para 1% ou 2%) de forma a tornar Portugal mais competitivo na aquisição de propriedades por estrangeiros, nomeadamente face à vizinha Espanha. Durante a sua deslocação à Irlanda o Secretário de Estado do Turismo reuniu-se com responsáveis da companhia irlandesa Air Lingus que inicia novas rotas para Portugal, ainda este ano.
Assim, a rota Dublin - Funchal será operacionalizada já neste Outono e a rota Belfast – Faro, terá inicio no próximo ano. Presentemente nos autocarros de Dublin, pode ser vista uma campanha de promoção do destino Portugal.
A Irlanda é o 12º mercado emissor mundial e o interesse dos irlandeses por Portugal não pára de aumentar. O mercado irlandês integra o “Top 10” dos mercados emissores para Portugal, ocupando ainda a 6ª posição nas dormidas (967,3 milhares), a 7ª nas receitas e a 9ª nos hóspedes.
2006 foi um ano bastante positivo no que respeita ao mercado irlandês, tendo-se registado um aumento de 7,5% ao nível das dormidas, 13,4% ao nível das receitas e 8,9% ao nível dos hóspedes. Para 2007 perspectiva-se um crescimento de 12% no número de turistas irlandeses em Portugal.
Curiosidade - "10 produtos estratégicos" é demasiado desfoque para poder ser considerado uma estratégia.
O Secretário de Estado do Turismo, Bernardo Trindade, participou hoje em Dublin, na Irlanda, numa acção de promoção a que assistiram cerca de 90 investidores interessados na aquisição de propriedades em Portugal, no âmbito do Turismo Residencial.
Recorde-se que o Turismo Residencial, encontra expressão nos Resorts/Conjuntos Integrados, definidos pelo PENT (Plano Estratégico Nacional de Turismo) como um dos dez produtos estratégicos para o desenvolvimento do Turismo em Portugal.
Apostando no desenvolvimento deste produto, o Governo aprovou no Orçamento de Estado de 2007 a redução da carga fiscal para os imóveis detidos por off-shores (IMT de 15% para 8% e IMI de 5% para 1% ou 2%) de forma a tornar Portugal mais competitivo na aquisição de propriedades por estrangeiros, nomeadamente face à vizinha Espanha. Durante a sua deslocação à Irlanda o Secretário de Estado do Turismo reuniu-se com responsáveis da companhia irlandesa Air Lingus que inicia novas rotas para Portugal, ainda este ano.
Assim, a rota Dublin - Funchal será operacionalizada já neste Outono e a rota Belfast – Faro, terá inicio no próximo ano. Presentemente nos autocarros de Dublin, pode ser vista uma campanha de promoção do destino Portugal.
A Irlanda é o 12º mercado emissor mundial e o interesse dos irlandeses por Portugal não pára de aumentar. O mercado irlandês integra o “Top 10” dos mercados emissores para Portugal, ocupando ainda a 6ª posição nas dormidas (967,3 milhares), a 7ª nas receitas e a 9ª nos hóspedes.
2006 foi um ano bastante positivo no que respeita ao mercado irlandês, tendo-se registado um aumento de 7,5% ao nível das dormidas, 13,4% ao nível das receitas e 8,9% ao nível dos hóspedes. Para 2007 perspectiva-se um crescimento de 12% no número de turistas irlandeses em Portugal.
Curiosidade - "10 produtos estratégicos" é demasiado desfoque para poder ser considerado uma estratégia.