Consumering

Se o marketing adapta um negocio ao mercado o que que fazem as empresas que se adaptam ao consumidor? Fazem Consumering. Um blog de artigos sobre como transformar uma empresa comercial num negocio de produtos preferidos pelos consumidores. www.consumering.pt

29/04/2004

39 - Quantos mais números, menos contas

As primeiras imagens de uma planície poeirenta, deserta e avermelhada chegaram à terra a 4 de Julho de 1997. Era a prova que a missão Mars Pathfinder fora um sucesso. Pela primeira vez o ser humano comunicava com Marte e haviam passado 23 anos desde a última missão bem sucedia ao planeta vermelho. Bem sucedida, porque de permeio, a 22 de Agosto de 1993, a Nasa perdeu os 330 milhões de dólares investidos na missão Mars Surveyor por causa de um mero erro de medição. O problema da Surveyor foi que o fabricante do sistema de navegação usou as medidas imperiais britânicas, um facto desconhecido pela equipa de propulsão da Nasa, que recorre ao sistema métrico. Se mais provas fossem necessárias, este custoso incidente demonstra a utilidade do Sistema Internacional de Medição, um padrão que foi acordado por 17 países em 1870 na chamada “Convenção do Metro”, e cujas origens remontam à adopção do sistema métrico pela França em 1791. 200 Anos depois da harmonização, os sistemas de medição ainda são fonte de mal entendidos, isto apesar da sua missão ser exactamente a oposta, permitir a comparação entre coisas diferentes. A mesma função do preço.

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22/04/2004

38 - Ver para querer

De manhã, ao acordar, ele encontra-a ainda meio a dormir e, passeando a sua mão pelas costas nuas dela, acorda-a. Ao contacto da pele contra a pele, ambos sentem o calor um do outro, enquanto a textura os relembra porque é que ali estão. O que sentem os dois é o mesmo, mas os Qualia do que sentem é diferente. Qualia é um termo introduzido por C. I. Lewis, em 1929, para descrever o estado mental associado a uma experiência sensorial. Quando se experimenta algo, forma-se no cérebro uma representação dessa experiência que não só extravasa a própria experiência como não pode ser reproduzida, sem ser pela própria experiência. Tal como o Qualia da pele amada só é conhecido daquele que ama, os Qualia são, por definição, impossíveis de conhecer, ou descrever, na ausência da experiência directa a que se referem. Esta desagregação, para um lado a experiência física, para o outro, o efeito incomunicável dessa mesma experiência, colocou gerações de filósofos em alvoroço ao indiciar que a realidade vai para além do que é físico. Num plano menos elevado os Qualia implicam que só a experiência qualifica o Motivo de Compra.

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15/04/2004

37 - O preço da lealdade


Para acolher o imperador, o Shogun Tsunayoshi, encarregou dois daimyos, chefes de clã, da recepção oficial. Na ocasião, Asamo, o mais jovem, tornou-se a vítima da inveja do seu rival, Kira, e irreflectido, perdeu a honra ao utilizar a espada dentro do castelo de Edo. Por tão grave ofensa, o Shogun ordenou a Asamo que se suicidasse, mas errou ao perdoar Kira. Por lei, os bens de Asamo foram confiscados e os seus samurais passaram a soldados sem mestre, ou Ronin. Destroçados pela injustiça, os 47 Ronin dispersaram e entregaram-se a vidas desonrosas de trabalho, jogo e bebida. Os anos Passaram, e o primeiro culpado, Kira, deixou de temer a vingança dos Ronin, até ao 14 de Dezembro de 1702, em que os 47 puseram em prática o seu plano e derrotaram o exército de Kira, matando-o de seguida. Apesar da nova falta, o Shogun ficou Impressionado com a lealdade dos 47 Ronin, permitindo por isso que estes cometessem harakiri como guerreiros honrados. Ainda hoje, os 47 Ronin são celebrados como o exemplo da lealdade ao Bushido, o código de honra dos samurais. Já as marcas, também podem ter seguidores leais, mas para o consumidor, o Bushido funciona ao contrário. É o fabricante que tem o dever da lealdade.

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07/04/2004

36 - O mundo é pequeno


É comum dizer que todas as pessoas do mundo estão separadas de qualquer outra apenas por seis ou menos contactos intermédios que se conhecem entre si. Chama-se a isso o Fenómeno do Mundo Pequeno. Este número “seis” emergiu de uma experiência realizada em 1967 pelo sociólogo Stanley Milgram, que no Midwest americano entregou embalagens a 60 pessoas escolhidas ao acaso, solicitando que, através de contactos pessoais, fizessem chegar as encomendas a uma determinada pessoa em Bóston. Da experiência, Milgram, conclui que as cadeias eram extraordinariamente curtas, tipicamente de seis pessoas, e uma média de 5.7, mas esqueceu-se de comentar que apenas 3 encomendas chegaram ao seu destino. Depois de Milgran, houve várias tentativas de repetir a experiência, mas nunca se chegou a um resultado definitivo. De qualquer maneira, nasceu um mito. O mundo parece pequeno e qualquer pessoa pode ser encontrada a apenas seis graus de separação. Adeptos inconfessos do improvável, os gestores de marcas aproveitaram a deixa e aplicaram a teoria ao mercado: “Para criar uma marca, não há nada tão poderoso como o passa-palavra”.

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